Pontos de Fiandeiras resgata história da cidade

Museu de Santo André apresenta histórias da cidade com o Projeto Alinhavando Pontos da Memória Andreense

 
 
O grupo teatral Pontos de Fiandeiras traz ao Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa o projeto “Alinhavando Pontos da Memória Andreense”. O intuito do trabalho é explorar de forma acessível e clara histórias da região e reavivar suas memórias, a partir de ações educativas e culturais com enfoques diferentes sobre um tema em comum: a memória. A programação conta com apresentações da peça teatral “Ponto Segredo. Primeiros Fios”, visitação à exposição “Tramas do Trabalho – Fios de Memória”, do acervo do museu, além das mesas de debates intituladas de “Tramas de ideias”. As atividades que integram o projeto são gratuitas e algumas estão disponíveis para agendamento de grupos fechados.
A peça “Ponto Segredo. Primeiros Fios” é o resultado de uma instigante pesquisa do grupo Pontos de Fiandeiras acerca do trabalho das fiandeiras e dos diversos contextos em que estão inseridas ao longo do tempo, culminando em um espetáculo baseado na amizade de três idosas do subúrbio. Ao longo de um dia, as personagens abordam lembranças comuns e revelam segredos há muito guardados: o encontro dos homens com as máquinas, o amor em meio à revolução, a liberdade perdida e depois reconquistada. Já a exposição apresenta temas em diálogo com a peça, como momentos da transição da vida rural para a vida urbana andreense, a construção da Vila de Paranapiacaba e da estrada de ferro São Paulo Railway, além das primeiras greves em Santo André.
Os debates ficarão a cargo de historiadores, sociólogos, memorialistas, entre outros envolvidos, convidados a bater um papo sobre temas relacionados ao projeto, em especial no que se refere ao resgate da memória em nossa contemporaneidade.
Pontos Alinhavados da Memória Andreense tem início em maio e se estende até outubro deste ano. Para grupos interessados em visitar a exposição mediada e assistirem ao espetáculo teatral, conforme previsto na Ação Educativa, principalmente para estudantes e terceira idade, é necessário entrar em contato com o Museu e marcar a visita. O espetáculo terá apresentações a partir de 12 de maio e também estará disponível para agendamento a todos os públicos; os debates ocorrerão mensalmente. Aos interessados na exposição, o espaço fica aberto de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30 e aos sábados, das 9h às 14h30. Todas as primeiras quartas-feiras de cada mês o horário estende-se até às 21h.
SOBRE O GRUPO PONTOS DE FIANDEIRAS
O grupo de pesquisa teatral Pontos de Fiandeiras nasceu em 2011 com o desejo de desenvolver pesquisas sobre o fazer cênico, aprofundando-se no estudo do teatro narrativo em diálogo com práticas corporais e com a investigação musical. Desde o início, o grupo estabeleceu diálogo com o Museu de Santo André, para pesquisas na biblioteca do museu, apresentações de seus espetáculos e das narrações de histórias.
Pontos de Fiandeiras desenvolve seus projetos em consonância com um grande tema gerador que vem descortinando-se em seus projetos: a memória. Nesse sentido, a memória como propulsora para fazer da cena teatral um palco para o resgate e para a constante reflexão do ser humano como ser histórico-social-cultural.
PROJETO ALINHAVANDO PONTOS DA MEMÓRIA ANDREENSE
SERVIÇO:
- Espetáculo Teatral: Ponto Segredo. Primeiros Fios.
Datas:  agendamentos disponíveis de maio a outubro enquanto houver dias livres
A partir de 12 anos.
- Exposição: Tramas do Trabalho – Fios da Memória.
Datas: De 12/05 até 31/10.
Segunda à sexta, das 8h30 às 16h30 e aos sábados das 9h às 14h30.
Todas as primeiras quartas-feiras de cada mês o horário estende-se até às 21h.
- Debates e palestras: Tramas de Ideias
Data: 13/05. Terça, às 19h
Mesa 1 – Luis Alberto de Abreu e Silvia Passarelli
Data: 17/06. Terça às 14h30.
Mesa 2 - Adalberto D. Almeida e Valdo Ruviaro
Data: 16/07. Quarta às 19h.
Mesa 3 - Dalila Telles Veras e Neri Silvestre
Data: 20 ou 21/08. Quarta ou quinta às 14h30.
Mesa 4 - Marcelo C. De Paiva e Marly Rodrigues
Data: 17/09. Quarta às 19h.
Mesa 5 - Lígia Helena e Solange Dias
Data: 15/10. Quarta às 19h.
Mesa 6 - Adélia Nicolete e Sérgio Pires
A partir de 12 anos.
Local: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa.
Endereço: Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André / (11) 4427-7297 (administração).
Estacionamento para visitantes: Rua Dona Gertrudes de Lima, 499 – Centro
Entrada franca.
AÇÃO EDUCATIVA PARA GRUPOS FECHADOS
Visita mediada à exposição “Tramas do trabalho – Fios da Memória” e apresentação do espetáculo teatral “Ponto Segredo. Primeiros Fios”.
Público: Acima de 12 anos: Grupos de estudantes do Ensino Médio, Universitários e Terceira Idade, entre outros.
Contato: 11 4427-7297 para verificar a disponibilidade de datas e efetivar o agendamento.
Pontos de Fiandeiras apresenta no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa o projeto “Alinhavando Pontos da Memória Andreense”
Pontos de Fiandeiras apresenta no Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa o projeto “Alinhavando Pontos da Memória Andreense”