ESPETÁCULO Ponto Segredo. Primeiros Fios

Ponto segredo. Primeiros fios, vencedor do Prêmio CPT 2013 Melhor Dramaturgia, é um espetáculo criado em processo colaborativo. Tal qual os fios que se entrelaçam para formar um tecido, a pesquisa, as reflexões e as sugestões de atrizes, diretor e dramaturga resultaram numa trama primeira à qual vieram a somar-se as cores e as texturas de cenógrafos, figurinistas e músicos. No trabalho resultante, alinhavam-se outros pontos da memória andreense, dessa vez com a colaboração da equipe do Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa e também do público.
 

O estímulo inicial da equipe foi o ofício das fiandeiras, praticamente extinto, assim como tantos outros de contornos artesanais. Ao tomarmos a região do ABC paulista como referência, ampliamos o sentido da fiação, de modo a alcançar a atividade fabril como um todo. Desse modo, pudemos falar de operários, ferroviários, empregados domésticos e donas de casa - artífices do que veio a se tornar uma das maiores regiões industriais do país. Pudemos falar do subúrbio, seu cotidiano e muitas de suas características, conhecidas de tanta gente, apresentemos o espetáculo seja onde for.

 
As três velhas que fiam e desfiam lembranças à frente dos espectadores, tecem com eles imagens de um tempo que já passou. Seu desejo é de despertar em cada um os aromas e sabores esquecidos na infância, relembrar os sons que vez em quando rompiam o silêncio. Elas sabem que é preciso rememorar alguns fatos para que eles não se repitam e sabem, principalmente, que é preciso lembrar de onde e de quem viemos para que possamos saber quem somos e planejar o que pretendemos ser.

 
Prevê Ação Educativa. (*)  

 

Ficha Técnica Ponto segredo. Primeiros fios

Direção

Sérgio Pires

 Dramaturgia

Adélia Nicolete

 Elenco

Camila Shunyata | Roberta Marcolin Garcia | Vivian Darini | Ângela Maria Prestes (Stand-in)

 Preparação Corporal

Pontos de Fiandeiras

 Direção Musical

Pontos de Fiandeiras | Fanny Cabanas

 Preparação Vocal

Fanny Cabanas

Cenário

Ana Paula Patrone | Anderson Costa | João Paulo Maranho | Vivian Darini

 Concepção de Luz

Lica Barros

Assistente de Concepção de Luz

Anderson Costa

Operação de Luz:

Lica Barros | Anderson Costa

Figurino

Renata Régis

Costureira

Maria José Gomes Moreira

Maquiagem e Cabelo

Lennon Thomáz

Fotos

Débora Bolzan

Designer Gráfico

Estúdio Ampla  Arena

Produção

Camila Shunyata | Roberta Marcolin Garcia

 

(*)  AÇÃO EDUCATIVA

A Ação Educativa do projeto consiste na realização de uma atividade conjunta que prevê a visita mediada à exposição “Tramas do trabalho, fios da memória” e à apresentação do espetáculo teatral Ponto segredo. Primeiros fios para grupos fechados (estudantes do Ensino Médio, universitários, grupos de terceira idade e outros). Para verificar a disponibilidade de datas e efetivar o agendamento os interessados devem entrar em contato com a Administração do Museu pelo telefone 4427-7297. Esta ação ocorrerá de Maio à Outubro de 2014 em dias e horários específicos.

 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário